A arte de congelar o tempo !
História da Fotografia
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1825 por Nicéphore Niépce numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo chamado betume da Judeia. Foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Em 1839 Jacques Daguerre desenvolveu um processo usando prata numa placa de cobre denominado daguerreotipo. Quase simultaneamente, William Fox Talbot desenvolveu um diferente processo denominado calotipo, usando folhas de papel cobertas com cloreto de prata. Este processo é muito parecido com o processo fotográfico em uso hoje, pois também produz um negativo que pode ser reutilizado para produzir várias imagens positivas. Hippolyte Bayard também desenvolveu um método de fotografia, mas demorou para anunciar e não foi mais reconhecido como seu inventor.
Fotografia em preto e branco
A fotografia nasceu em preto e branco, ou melhor, preto sobre o branco, no inicio do século XIX Desde as primeiras formas de fotografia que se popularizaram, como o daguerreótipo, aproximadamente na década de 1830, até aos filmes preto e branco atuais, houve muita evolução técnica, e diminuição dos custos. Os filmes atuais hoje têm uma grande gama de tonalidade, superior mesmo aos coloridos, resultando em fotos muito ricas em detalhes. Por isso as fotos feitas com filmes PB são superiores ás fotos coloridas “transformadas” em PB.
Fotografia colorida
A fotografia colorida foi explorada durante os anos de 1800. 0s experimentos iniciais em cores não puderam fixar a fotografia nem prevenir a cor de enfraquecimento. A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. O primeiro filme colorido, o Autocromo, não chegou ao mercado antes de 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata. O primeiro filme colorido moderno, o Kodachrome, foi introduzido em 1935 baseado em três emulsões coloridas.
A fotografia colorida pode formar imagens como uma transparência positiva, planejada para uso em projetor de diapositivos ou em negativos coloridos, planejado para uso de ampliações coloridas positivas em papel de revestimento especial. A último é atualmente a forma mais comum de filme fotográfico colorido (não digital), devido à introdução do equipamento de fotoimpressão automático.
Fotografia digital
Em 10 anos, as câmeras digitais se tornaram produtos de consumo, e estão provavelmente substituindo gradualmente suas equivalentes tradicionais em muitas aplicações, pois o preço dos componentes eletrônicos cai e a qualidade da imagem melhora.
A Kodak anunciou em Janeiro de 2004 que não vai mais produzir câmeras reutilizáveis de 35 milímetros após o fim desse ano. Entretanto, a fotografia "líquida" vai durar, pois os amadores dedicados e artistas qualificados preservam o uso de materiais e técnicas tradicionais.
Na fotografia digital, a luz sensibiliza um sensor, chamado de CCD ou CMOS, que por sua vez converte a luz num código electrónico digital, uma matriz de números digitais (quadro com o valor das cores de todos os pixels da imagem), que será armazenado num cartão de memória. Tipicamente, o conteúdo desta memória será mais tarde transferido para um computador. Já é possível tambem transferir os dados diretamente para uma impressora, gerar uma imagem em papel, sem o uso de um computador. Uma vez transferida para fora do cartão de memória, este poderá ser apagado e reutilizado.
Meu maior sonho é me tornar uma grande fotógrafa e viajar o mundo todo!
Preparei pra vocês um post falando sobre os "tipos de fotografias" e algumas delas claro :)
Fotojornalismo
Fotojornalismo é a prática do jornalismo por meio da linguagem visual (fotografia) em substituição da linguagem verbal. O impacto da imagem é um elemento fundamental. A informação é imprescindível, assim como os elementos da atualidade, os interesses sociais, políticos ou culturais.É a notícia através da imagem !
2001- New York
Fotografia de Retrato
Autor: Irving Penn
Irving Penn é um dos mais famosos fotógrafos norte-americanos da atualidade, sendo nomeadamente reconhecido pelas suas fotografias de moda e publicidade realizadas para algumas das mais importantes revistas norte-americanas, tais como a Vogue e a Harper’s Bazaar.
Irving Penn - Woody Allen, 1972Fotografia Publicitária
Fotografia especialmente produzida para a difusão comercial de um produto, independente do suporte escolhido pelo anunciante, que tanto podem ser suportes impressos - jornais, revistas, cartazes, out-doors, ou folhetos - como audiovisual (anúncios transmitidos pela televisão ou pelo cinema). Na fotografia publicitária, de modo geral, a concepção prévia da imagem é esboçada pelo diretor de arte da agência que detêm a conta do cliente em questão e a tomada da fotografia é esplanada na atuação de um produtor que reúne o material necessário, podendo inclusive chegar a organizar pessoalmente os elementos constitutivos da composição. Nestes casos, estes profissionais podem ser legitimamente considerados como parceiros do fotógrafo na realização da fotografia final.
Calvin Klein
Fotografia de Moda
Fotografia especialmente produzida com o objetivo da difusão comercial de peças de vestuário, adereços e acessórios, bem como de produtos de beleza. O maior mercado para a fotografia de moda é aquele fornecido pelas revistas especializadas, pelas seções de moda de revistas femininas e masculinas, assim como pelos cadernos ou seções de moda dos jornais diários, mas existem diversos outros veículos para a fotografia de moda, como os catálogos produzidos pelos próprios fabricantes e, os chamados books empregados pelos manequins, como forma de registro de seus trabalhos e instrumento de obtenção de novos serviços.
Fotomontagens
É a arte de manipular, alterar ou misturar várias imagens, sendo que o resultado final pode ser uma imagem abstracta, surrealista ou realista.
Fotografia de estúdio
A fotografia de estúdio é um mundo a parte dentro da fotografia. E é um mundo onde o fotografo é quem manda, porem nesse mundo maravilhoso onde temos todo o poder sobre o ambiente, a modelo e, principalmente, sobre a luz é o local onde se separa fotógrafos de sorte de fotógrafos que realmente sabem o que estão fazendo.
Seja por diversão ou por profissão, a fotografia pode lhe proporcionar um mundo mágico, cheio de descobertas, seja em uma simples foto do aniversário do irmão mais novo até uma balada a noite, com quelas luzes piscando, que dão um efeito extraordinário.
Particularmente, não tenho um "tipo" de fotografia, há aquelas que nos encantam mais, retrato é muito bacana, quando espontânea então ... Paisagem, movimento, noite, lua, arquitetura, são diversas, explore mais desse mundo, há muito o que ver nas coisas mais simples da vida, dê um clique, diga xis e seja feliz :)
Alguns fotógrafos :
William KleinSebastião Salgado
Claudia Moretto
Tutorial para Iniciantes:
DG Fotografia
Um beijo carinhoso, Thay :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário